esta é a sequência do post a respeito da técnica do lay/draw (contra-empate para quem preferir). Neste post apresentarei os critérios e ferramentas que utilizo para selecionar as partidas. No meu breve histórico no método (comecei faz duas semanas), posso lhes dizer que estou bastante satisfeito com o meu desempenho, haja vista que transformei 50 dólares em 270 neste período. Mas não pensem, nem por um segundo, que é fácil, que o método é infalível, que vocês (enfim!) encontraram a fórmula mágica da riqueza.
Dinheiro fácil, neste mundo, ninguém ganha! E se ganha não conta pra ninguém! Aliás, cabe um comentário aqui. Sempre que olhamos para as pessoas de sucesso, quase sempre pensamos nas mordimias, no luxo, na abundância em que elas vivem, nunca pensamos ANTES nos sacrifícios, nas renúncias, nas desilusões pelas quais eles passaram ATÉ CHEGAR NO PONTO ONDE SE ENCONTRAM. Dita esta lenga-lenga com cara de texto de auto-ajuda vamos ao que interessa.
Primeiramente, é indispensável que se faça consulta dos dados estatísticos RECENTES de cada uma das equipes. Vejam que eu frisei o RECENTES pois tem gente que tem o cuidado de verficar as estatísticas mas não atenta para o espaço temporal ao qual elas se referem. Futebol é dinâmico. O tempo todo ocorrem altos e baixos, treinadores vão da glória à demissão; jogadores anônimos se tornam heróis; times que eram considerados favoritos ao título escorregam e acabam a temporada lutando para se manter nas divisões de elite. É assim mesmo. Sempre uma tremenda incógnita. Agora, imaginem se fiar em dados lá do tempo que "o Dodô jogava no Andaraí"? Faz uns poucos meses eu tava assistindo o jogo do Roma x Cagliari na Tv quanto ouvi a seguinte estatística. "O Roma nunca perdeu para o Cagliari no Estádio Olímpico nos últimos 40 anos". Pensei comigo. É nessa que eu vou. Vou ganhar mole-mole uma grana nesse jogo. Pois bem. Coloquei uma aposta em lay ao Cagliari. Quando a bola rolou percebi que não seria tão fácil quanto imaginei. O placar foi aberto apenas aos 69 minutos com gol do CAGLIARI. Poucos minutos depois EXPULSÃO de um jogador do Roma e MAIS UM GOL do Cagliari. É nessas horas que você pensa: "Que merda! Justo hoje eles resolvem quebrar o tabu?" Nos acréscimos teve um gol do Roma que não aliviou em nada pois eu já estava com meu red decretado.
Para buscar dados estatísticos recentes eu utilizo o www.futbol24.com que, se você aposta na Betfair e ainda não o conhece, pode atribuir grande parte do seu fracasso a este fato.
Então vou fazer uma análise NESTE momento (09:30h horário de Brasília - GMT -3, do dia 21/05/2012) de algum jogo para entrar no dia de hoje. De início, verificamos algumas opções no site da Betfair. Neste dia, temos vários jogos da liga Finlandesa. Campeonatos nórdicos em geral têm muitos gols. Norueguês, Finlandês, Sueco, todos eles tem uma excelente média de gols por partida sendo muito raro ocorrer partidas sem a rede balançar. Então, caros leitores, o primeiro critério já está definido: ESCOLHER LIGAS EM QUE HAJA MÉDIA DE GOLS POR PARTIDA SUPERIOR A 2.5. Quem aposta há algum tempo automaticamente começa a identificar ligas em que gols são muito frequentes e outras que tem tendência a poucos gols. Particularmente eu gosto das ligas nórdicas, holandesa, austríaca, da Romênia, de Cingapura, séries B do Brasileiro e espanhol. Evito derbies (tipo Manchester United x Man. City) e jogos do italiano, francês e outros campeonatos latino-americanos (Chile, Bolívia, México).
O segundo critério é: AMBAS EQUIPES devem ter média de partidas OVER 2.5 gols superior a 50%. Melhor ainda se tiver 60% ou mais!
Caso apenas uma das equipes tenha média de gols superior a 2.5 deve-se ter mais cautela, colocando, por exemplo, metade da stake que se estaria disposto a arriscar caso os dois primeiros critérios estivessem preenchidos. Nesta situações eu julgo ser FUNDAMENTAL que a equipe com maior percentual over 2.5 esteja jogando em casa e seja FAVORITA, mesmo que ligeiramente. Assim, há mais probabilidade de que ela abra o placar e as odds do empate subam consideravelmente, trazendo o nosso esperado green.
O terceiro critério é: Ambas equipes devem ter marcado pelo menos um gol (quanto mais, melhor!) nas últimas 6 partidas disputadas NO CAMPEONATO EM QUE ESTAMOS APOSTANDO. Portanto, se estamos considerando apostar numa partida da primeira divisão do campeonato inglês, devemos DESCONSIDERAR as partidas que o time jogou pela Liga dos Campeões ou amistosos com times de outro país/liga, pois poderá haver distorções de interpretação pois os times jogam em ligas diferentes.
Se você quiser aprimorar ainda mais os critérios de escolha ou se quiser apenas ter mais um elemento que corrobore sua escolha, veja nas estatísticas do time a quantidade de gols que ele marca em casa por partida e a quantidade de gols que sofre em casa. É preferível que o time tenha média superior a 1.5 gols por partida, quando este atua diante de sua torcida jogando em casa. Você também pode verificar qual é o tempo em que o time costuma marcar mais, se no primeiro ou no 2º tempo.
Explicados os critérios, vamos à escolha da aposta:
HJK HELSINK x HONKA ESPOO
Primeiro critério: liga com alto percentual de gols marcados - OK! tivemos, de acordo com o Futbol24.com, 43 partidas disputadas na liga tendo ocorrido 111 gols. Logo, 2,58 gols por partida. Um detalhe: nessa liga, nessa temporada, apenas UM JOGO terminou 0x0, como veremos depois.
Fonte: futbol24.com
Segundo critério: equipes com mais partidas over 2.5 do que under 2.5. Neste ponto apenas o HJK preenche o requisito mas decidi entrar por conta de que se trata do time mais ofensivo da liga com todos os jogos em casa havendo gol. Considero critério parcialmente Ok e por isso vou com metade da minha stake.
Fonte: futbol24.com
Terceiro critério: ambas equipes devem ter marcado nas últimas 6 partidas.
Fonte: futbol24.com
Nesse aspecto o Espoo teve um placar 0x0 nos últimos 6 jogos, MAS, o time da casa venceu TODAS as últimas 6 partidas sempre havendo 2 gols ou mais nas partidas. Como estou indo com METADE da minha stake, acredito ser uma aposta com alta probabilidade de ganhos.
Com estes critérios, a chance de você pegar justamente um jogo em que não saia um gol sequer, vão ser bastante reduzidas.
Um detalhe IMPORTANTE. Evitem odds superiores a 4! Para este jogo conforme a tela abaixo, a odd inicial está em 4.5. O que fazer? Bem, não é uma HERESIA entrar num trade desses que preenche todos os critérios mas tem o inconveniente de ter odd alta. O que eu faço nesses casos é ir entrando aos poucos. Separo a stake em duas partes. Entro com 40% no início da partida e 60% quando a odd atinge 3.5. Desta forma reduzo minha responsabilidade e ainda tenho chance de tentar entrar no trade. Se o gol sair antes da odd chegar no nível esperado eu não fico triste. O que importa é trade COM LUCRO!
Agora, meus queridos, é colocar a aposta inicial e esperar pelo jogo. No próximo post coloco o desfecho desse trade e as estratégias de saída, seja com lucro ou com prejuízo. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário